terça-feira, 2 de julho de 2013

Miscelânea.

Miscelânea.

Coragem: O mundo deve muito aos homens e mulheres corajosas. A coragem que se manifesta em esforços silenciosos – aquela que ousa tudo suportar e tudo sofrer por amor da verdade e do dever – é mais heróica do que a coragem que se manifesta em proezas físicas, recompensada com honras e títulos, ou com louros muitas vezes ensopados de sangue.
É a coragem moral que caracteriza a verdadeira grandeza do homem e da mulher: a coragem de indagar e dizer a verdade (tendo óbvios cuidados para saber se a tua verdade é verdadeira) de ser justo e honrado, de resistir a tentação e de cumprir com seu dever. O homem ou a mulher que não possuir esta virtude, não pode ter a certeza de conservar as outras.
Cada passo do progresso na história de nossa raça foi dado no meio das oposições e das dificuldades, feito e sustentado por homens valentes e intrépidos que guiavam os outros no domínio do pensamento; esses homens eram grandes inventores, grandes patriotas e grandes trabalhadores em todas as sendas da vida. Não talvez há uma grande verdade ou uma grande doutrina que não tenha tido que lutar contra a detração, a calúnia e a perseguição para se fazer reconhecer.
Sócrates, aos setenta e dois anos, foi condenado em Atenas a beber cicuta porque sua nobre doutrina era contrária aos prejuízos e ao espírito de partido de seu século. Acusaram-no de corromper a juventude de Atenas, excitando-a a desprezar os deuses tutelares do Estado. Teve a coragem moral de afrontar não só a tirania dos juízes que o condenaram, mas também a da multidão, que não o podia compreender. Morreu discorrendo sobre a imortalidade da alma; as últimas palavras que dirigiu a seus juízes foram: “Agora chegou o momento de nos separar – eu para morrer, e vós para viver; mas, qual de nós tem o melhor destino? Ninguém o sabe, senão Deus”.
Perseguição: O filósofo Bruno, foi queimado vivo em Roma por causa de sua oposição à filosofia, falsa, mas em voga em seu tempo. Quando os juízes da Inquisição os condenaram à morte, Bruno disse com altivez: “Tendes mais receio de pronunciar minha sentença do que eu de recebê-la”.
Tudo do livro: O CARÁTER de Samuel Smiles.

Copas: O Brasil é um país, onde muita gente gosta de esportes, os mais variados, e o futebol sem dúvida é o mais praticado e admirado por grande parte da população em geral. Quando Lula trouxe a copa das confederações e a copa do mundo para o Brasil, foram muitas as festas e foguetórios para elogiar o feito. Então agora, como aceitamos na grande maioria o fato na época, precisamos respeitar a todos aqueles envolvidos na elaboração dos eventos. Quem poderia evitar que tais copas não fossem realizadas no Brasil, devido graves problemas sociais e econômicos que sempre enfrentamos? O Congresso. Então não podemos agora, nos “degladiar” povo contra povo, enquanto deputados federais, senadores e poder executivo fingem não ser com eles. Está feito, então se a maioria achar que foi um erro, quando o sistema lhes convocar, que façam valer seus direitos democráticos, penalizando os feitores.
Jorginho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário