segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Miscelânea.

Miscelânea.
Saíra-de-sete-cores
Ave símbolo do município
Data da comemoração 06 de outubro
A saíra-de-sete-cores (Tangará seledon) foi eleita pela população indaialense, no primeiro semestre de 2009, através uma consulta popular – em um processo que envolveu 30% da população da cidade, aproximadamente 15 mil pessoas. A votação para a escolha de ave como um dos símbolos do município foi a primeira feita nesses moldes no Brasil, chamando a atenção, inclusive da imprensa nacional.

 
A saíra–de-sete-cores é uma ave de grande beleza, que pode ser observada em Indaial com relativa facilidade. Possui cerca de 13,5 cm de comprimento e pesa 18 gramas, sendo a fêmea mais pálida que o macho. A ave se alimenta de frutos e eventualmente de insetos. A escolha da Ave Símbolo fez parte das atividades da semana do Meio Ambiente de Indaial de 2009 e foi coordenado pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), em parceria com a UNIASSELVI, Prefeitura Municipal de Indaial, Câmara de Vereadores, ACD/UNIASSELVI e Fundação Indaialense de Cultura. As escolas do município tiveram grande importância na votação, já que todos os estabelecimentos de ensino no município receberam urnas para a votação.    
 A lei que institui a saíra-de-sete-cores (Tangará seledon) como ave símbolo do município de Indaial, é também o “Dia Mundial das Aves” a ser comemorado em 6 de outubro de cada ano, e foi apresentado através de um projeto do vereador Anderson (Batata). 

Fotografia de Jorginho Santos, feitas no jardim de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário