terça-feira, 15 de abril de 2014

Miscelânea:

Miscelânea:

BR 470 – Ela serviu e muito ao povo do vale do Itajaí, e ainda tem sua serventia, não sejamos hipócritas, no entanto, eu imagino que o período de sua duplicação será de caos absoluto (pagar para ver). Todos sabem também que a dita BR só não anda mesmo é de Indaial a Blumenau e vice-versa. Seria então o momento de se fazer rapidamente, alguns pontos de alargamento como o que temos hoje no Encano do Norte, assim como alguns viadutos, mas que não sejam iguais ao do Shopping Norte em Blumenau. No entanto parece mesmo que vão insistir na sua duplicação, quando na verdade mesmo já seria o momento de uma BR nova, moderna, com várias pistas, uma verdadeira autoestrada, sem trevos horríveis e antigos como os que temos hoje na BR470 e que são conhecidos como “mata-alemão”, mas que matam caboclos, polacos e italianos também. Assim, na minha singela opinião, novamente se está remendando, quando deveríamos pensar alto, pensar grande, pensar no futuro e no crescimento que é pujante e notório de todo nosso querido Vale do Itajaí.
Observação: Uma BR nova traçando uma linha entre 5 e 15 quilômetros, paralela a atual 470 no sentido norte, ligando a BR116 à BR101.  

LEITURA LEVE - A primeira escola de disciplina moral, e a melhor, como já se tem demonstrado, é o lar; em seguida, vem a escola; e depois, o mundo, essa grande escola da vida prática. Cada uma delas é uma preparação para a outra; o que o homem ou a mulher vêm a ser dependente muitas vezes do que eles foram. Se não gozarem da vantagem da família, nem da escola, se os deixarem crescer sem educação, sem INSTRUÇÃO e sem disciplina, ai deles e da sociedade de que fazem parte.  
Embora o caráter moral dependa em grande parte do temperamento e da saúde física, como também da primeira educação e do exemplo daqueles que nos rodeiam, está, contudo, ao alcance de todo indivíduo regulá-lo, mantê-lo e discipliná-lo, velando sobre ele com perseverança.
O homem religioso, bondoso, estudioso, de falar calmo e sereno e de bom ouvido, passa toda a sua vida a dominar-se e a disciplinar-se a si mesmo. Deve ser sóbrio e vigilante, evitar o mal e fazer o bem, deixar-se guiar pelo espírito, ser obediente até a morte, resistir nos dias maus e, tendo feito todo o seu dever, esperar; deve lutar contra o distribuidor das trevas deste mundo; deve estar firme em sua fé e nunca se cansar de fazer o bem, porque virá o tempo em que há de colher, se não fraquejou na luta.
A paciência e o domínio sobre si mesmo aplanam o caminho da vida e abrem muitas outras vias que, sem isso, ficariam fechadas. O mesmo ocorre com o respeito a si próprio, porque os homens que se respeitam, em geral, fazem o mesmo com a personalidade dos outros. Trechos tirados do livro “O caráter de Samuel Smiles”.


Jorginho Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário